domingo, 26 de março de 2017

Aula Sete - 13.3.2017



     Na aula de hoje, Tivemos uma revisão da aula passada. 


 
  Tomando como base o filme Janela da alma, de João Jardim e Walter Carvalho, dissertamos a respeito da relação roteiro e imagem.



     O filme girava em torno da tensão do Objetivo X  Subjetivo, e como nossa aula é de leitura e produção de textos, veio a nós a pergunta:

O que é ler?
  

     Numa visão objetiva, ler é decodificar, é decifrar códigos. Porém numa visão subjetiva, ler é o que desencadeia: conjunto de valores, sentimentos, imaginações e emoções que um texto explicita.  

     Concordo com a professora Andrea, quando ela diz que "nós não fomos educados a enxergar de forma subjetiva" e que "devemos enxergar realidades diferentes". Acredito que foi devido a isso que o filme me causou um certo estranhamento, pois estou acostumado a enxergar apenas o óbvio.


     Segundo a professora para uma boa análise de um texto, é de fundamental importância enxergarmos  contexto. Um texto é sempre uma resposta a outro posicionamento e existe um jeito singular para se responder a um conjunto de valor.


     Em se tratando da relação da fusão imagem/texto, devemos considerar que esses modos possuem aptidões particulares que se integram, pois uma boa imagem é aquela que tem um contexto.


                                              - Esse sou eu hoje ao ler um livro... He he!




Um comentário:

  1. Olá Everton,

    Gostei nas tentativas de inserção das figuras. De que tipo seriam elas: ilustração? ancoragem? relay? E qual é a necessidade de usar cada tipo? Quais são os efeitos de cada um para o seu texto? E as relações de interdiscursividade que elas desencadeiam no seu texto?

    ResponderExcluir